PSICÓLOGO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA REALIZA PALESTRA SOBRE O SETEMBRO AMARELO PARA PACIENTES NO PSF EM CANAÃ-MG
Na manhã desta quinta-feira (16), o Programa Saúde da Família, através do Psicólogo, Marlon Túlio, realizou uma palestra sobre o “Setembro Amarelo” na Sala de Espera do PSF para os pacientes presentes. O mês de setembro é dedicado a causa de prevenção ao suicídio. Precisamos falar sobre a importância do acolhimento do adoecimento emocional. Estamos acostumados a lidar apenas com adoecimento biológico em que o auxílio de medicamentos em sua maioria resolve, porém o adoecimento ou esgotamento afetivo não se resolve apenas com antidepressivos e ansiolíticos, temos a psicoterapia para “remediar” paralelamente junto aos remédios. Nós precisamos aprender a acolher as dores das pessoas, o apoio da família é extremamente importante nessa causa. O ambiente familiar precisa ser acolhedor e promotor de vínculos afetivos. A tentativa de suicídio não é um pensamento contra a própria vida, é a forma como o sujeito entende que pode tentar tirar a sua própria dor emocional. Se atente as frases “queria dormir pra sempre” ou “se eu não estivesse aqui talvez as coisas estivessem melhor pra todos”. Sendo assim, evite dizer que é drama ou forma de chamar atenção, que é falta de Deus, que a pessoa precisa levantar a cabeça. Se não consegue dar um suporte ajude a buscar auxílio de um profissional capacitado.
Prefeitura Municipal de Canaã/MG
Gestão 2021:2024