VICE PREFEITO PARTICIPA DA 9ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE !!!

O Vice Prefeito e secretário municipal de saúde José Ivanir e o Dr. Samuel Macedo (Dentista) ambos da Prefeitura Municipal de Canaã, estiveram presente na 9ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorreu na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 27 de junho e está sendo promovido pelo Conselho Estadual de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O evento ocorre a cada quatro anos, com a representação de vários segmentos sociais a fim de avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde estadual de acordo com as necessidades encontradas. Neste ano, com o tema : Democracia e Saúde: saúde como um direito, consolidação e financiamento do SUS. No primeiro dia tivemos a presença da Diretora Geral do Hospital Risoleta Tolentino Neves, Médica e Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da UFMG, Alzira de Oliveira Jorge, falou, em uma palestra magna, sobre o eixo 3 Financiamento do SUS. “É num momento extremamente necessário que viemos até aqui discutir e ponderar o que precisa ser formulado e melhorado para que o nosso Sistema Único de Saúde atenda à população de maneira eficiente, sistema esse tão necessário e importante para a manutenção de uma saúde eficiente, igualitária e vista como um direito de todo o cidadão”, destacou. Já no segundo dia a palestra “Democracia e Saúde”, foi proferida pela promotora de Justiça de Defesa da Saúde de Belo Horizonte, Josely Ramos Pontes, onde ela enfatizou o papel do controle social na luta por políticas públicas e por democracia. Segundo Josely, o Sistema Único de Saúde (SUS) possui um modelo que permite a participação e a deliberação popular, características essas que têm como função ampliar o espaço de atuação da sociedade civil. E para encerrar o evento nesta quinta-feira, 27/06, as propostas escolhidas nos grupos de trabalhos foram debatidas e eleitas por todos os participantes em Plenária Final. As pautas escolhidas na plenária integrarão as propostas prioritárias que comporão o Plano Estadual de Saúde do estado. Na parte da tarde foram eleitos os delegados estaduais que irão representar Minas Gerais na Conferência Nacional, que acontecerá entre os dias 4 à 7 de agosto, em Brasília.

Fonte: saude.mg.gov.br