EQUIPE DA FUNASA INSTALAM ARMADILHAS (CDC) PARA MOSQUITOS LEISHMANIOSE !!!

A Prefeitura Municipal de Canaã e a Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da FUNASA/Canaã e a equipe de Entomologia de Belo Horizonte: Cleider Rodrigues da Silva e Jorge Geraldo Martins, fizeram instalações de armadilhas (CDC) na semana passada, com o objetivo de identificar a presença do mosquito transmissor da Leishmaniose, ao qual no momento não foi encontrado. A Armadilha CDC é um equipamento desenvolvido para captura de insetos e que possui fácil manejo e operação. É confeccionado com material plástico de alta resistência, e possui alta performance com pilhas D ou baterias. No centro da armadilha encontra-se uma fonte de luz, constituída por uma lâmpada do tipo tubular, de baixo consumo, que emite radiação luminosa de alta intensidade proporcionando cobertura extensa e eficiente da área de captura, atraindo os insetos presentes nos arredores. “Leishmaniose é uma doença infecciosa causada por protozoários parasitários do gênero Leishmania transmitidos pela picada de insetos da subfamília Phlebotominae.[6][1] Existem três tipos principais: leishmaniose cutânea, leishmaniose mucocutânea e leishmaniose visceral.[1] O sintoma mais evidente da forma cutânea são úlceras na pele. Na forma mucocutânea, as úlceras afetam não só a pele como também a boca e nariz. O sintoma inicial da forma visceral são úlceras na pele, a que mais tarde acresce febre, diminuição do número de glóbulos vermelhos e aumento de volume do baço e fígado”.

Fonte: Wikipédia