“INDEPENDÊNCIA OU MORTE ??” – MUNICÍPIO DE CANAÃ RESGATA O SENTIMENTO E O DEVER CÍVICO !!!

Com o objetivo de despertar em nossas crianças o respeito pelos símbolos brasileiros e o exercício consciente da cidadania, a Prefeitura Municipal de Canaã e a Secretaria Municipal de Educação e Turismo, Lazer, Cultura e Esporte, resgata em nosso município o sentimento e o dever cívico.

Traga sua família e vamos prestigiar nossas crianças em Desfile que será realizado às 16:00hs.

INDEPENDÊNCIA OU MORTE

No final de agosto de 1822, Dom Pedro viajava para a província de São Paulo para acalmar a situação depois de uma rebelião contra José Bonifácio. Cabe salientar que não existe comprovação do ponto de vista historiográfico do Grito do Ipiranga, sendo mais provável que este tenha sido uma construção posterior à independência.

Ao voltar de Santos, parando às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro de Alcântara recebeu uma carta com ordens de seu pai, para que ele voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina, apoiando a decisão do ministro. D. Pedro I, impelido pelas circunstâncias, pronunciou a expressão, rompendo os laços de união política com Portugal, em 7 de setembro de 1822. Ao chegar à capital, Rio de Janeiro, foi aclamado Imperador, com o título de D. Pedro I. Este grito tem o nome de “Ipiranga” porque foi gritado junto ao rio Ipiranga.

Culminava o longo processo de emancipação, iniciado em 1808 com a vinda da família real. A 12 de outubro de 1822, D. Pedro foi aclamado imperador e coroado em 1° de dezembro.

Fonte: Wikipedia

21462257_1448974438504541_4098262161946890783_n